ROTEIRO DE COLAÇÃO DE GRAU ESPECIAL PARA AS UNIDADES ACADÊMICAS ESPECIAIS
ROTEIRO PARA AUXILIAR AS UNIDADES ACADÊMICAS QUANTO AOS PROCEDIMENTOS DE COLAÇÃO DE GRAU ESPECIAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA REGIONAL JATAÍ – UFG
- A colação de grau especial se aplica nos casos previstos na Resolução CEPEC Nº 1401, para o estudante que integralizou os componentes curriculares do curso e que tenha apresentado todos os documentos necessários.
- O concluinte que necessitar colar grau em data diferente daquela definida para a cerimônia da turma deverá solicitar Colação de Grau Especial diretamente ao Centro de Gestão Acadêmica – CGA (Por meio de requerimento preenchido no Setor de Protocolo da Unidade Riachuelo), até vinte (20) dias úteis antes da cerimônia oficial ou após a cerimônia oficial em caso de não comparecimento do(a) estudante na cerimônia oficial.
- Compete ao CGA - REJ:
- analisar o pedido do aluno conforme a Resolução;
- verificar a integralização curricular do estudante e enviar o processo à Unidade Acadêmica para a realização da Cerimônia de colação de grau especial.
- receber o processo de colação de grau especial e emitir a Certidão de Colação de Grau Especial para o aluno;
- encaminhar o processo para o CERD/CGA - Goiânia para a emissão do diploma;
- Comunicar ao aluno para a retirada do diploma no CGA – REJ.
- Compete ao Secretário Administrativo da Unidade Acadêmica Especial:
- redigir o termo de colação de grau especial em três vias (uma anexada ao processo e outras duas enviadas avulsas ao processo);
- verificar a data para realização da colação de grau especial com o Chefe da Unidade Acadêmica Especial, que presidirá a cerimônia.
- contactar o(s) coordenador(es) de curso para que informem o(s) representante(s) do curso(s) que participará(ão) da cerimônia, na data, hora e local definido pelo Chefe da Unidade.
- contactar o(s) aluno(s) sobre a data, horário e local da realização da cerimônia.
- No ato da Cerimônia: Coletar as assinaturas nos termos de colação de grau especial, verificar e selecionar o aluno que fará a leitura do Juramento e, realizar a leitura do termo de colação de grau especial. Auxiliar o Chefe da Unidade Acadêmica Especial na realização da cerimônia;
- Enviar o processo de colação de grau especial, com as três vias do termo de colação de grau devidamente assinadas (uma anexada ao processo e outras duas enviadas avulsas ao processo) ao CGA – Seccional Jataí;
- Compete ao Chefe da Unidade Acadêmica Especial:
- Definir em conjunto com o Secretário Administrativo a data, horário e local para realização da colação de grau especial;
- Presidir e realizar a cerimônia de Colação de grau especial.
O modelo de organização de sessão (clique aqui) de colação de grau especial tem a finalidade de organizar a sequência de realização da cerimônia de colação de grau especial.
Já o Juramento Geral da UFG, que deverá ser lido por um dos alunos formandos. Orienta-se que, o Secretário Administrativo da Unidade, antes do início da cerimônia, já verifique a disponibilidade e a seleção de um(a) aluno(a) para a leitura do Juramento.
A Outorga de grau, que deverá ser realizado pelo Chefe da Unidade Acadêmica Especial.
Por fim, disponibilizamos o modelo do termo de colação de grau especial - sem procurador e o modelo do termo de colação de grau especial - com procurador, que deverá ser (re)adequado a cada unidade acadêmica pelo Secretário Administrativo da Unidade e impresso em 3 vias, conforme as orientações detalhadas nesse documento.